sábado, 20 de dezembro de 2014

Lucas e Seu Amigo "Teófilo".

Lucas (para os católicos, "São Lucas")
retratado pelo pintor italiano
Andrea Mantengna (1431-1506).
Muitas pessoas
admitem que pensam
que o "Teófilo"
a quem Lucas se referiu
em sua mensagem
era um amigo específico. 


Lucas é considerado um dos Quatro Evangelistas - autores dos quatro Evangelhos que constam no Novo Testamento atualmente. Ele nasceu na cidade de Antioquia, na Síria, que naquela época era o maior centro da Grécia Helenística (o período conhecido como "helenístico", na Grécia, durou de 323 a 31a.C.). Os primeiros cristãos o descreveram como autor do "Evangelho segundo Lucas" e dos "Atos dos Apóstolos", que originalmente eram chamados "Atos de Lucas".
Os Atos dos Apóstolos é um conjunto de textos também conhecido como "Livro dos Atos". É o quinto livro do Novo Testamento. Nele Lucas incluiu sua concepção dos fundamentos da Igreja Cristã através de mensagens dirigidas ao Império Romano. Na verdade os Atos constituem a segunda metade dos textos cuja autoria é atribuída a Lucas e provavelmente, segundo alguns estudiosos, foram escritos entre os anos 80 e 90 d.C. A primeira parte é a conhecida como "O Evangelho Segundo Lucas", na qual ele descreveu sua concepção do plano de Deus para salvar o mundo através da vida, da morte e da ressurreição de Jesus. Os Atos resumem a história da Primeira Igreja Cristã - ou "Igreja Cristã Primitiva" - e o "Evangelho Segundo Lucas" é um relato sobre a vida de Jesus desde o nascimento do Filho de Deus à ascensão ao céu. No primeiro capítulo dos Atos (1:1) e no primeiro capítulo do Evangelho (1:3), Lucas dirigiu sua mensagem a alguém a quem ele chamou de "Teófilo". Como o nome aparece escrito na Bíblia desta forma (com letra inicial maiúscula), são muitas as pessoas que pensam tratar-se de um homem cujo nome era "Teófilo".
Na verdade, as duas mensagens são dirigidas a qualquer pessoa que as estiver lendo e que se considere amiga de Deus. A palavra "Teófilo" não aparece apenas nos textos de Lucas. Ela está presente em outras partes do Novo Testamento. Embora alguns autores sugiram que talvez esse Teófilo fosse um governador ou um oficial romando, isto não passa de conjecturas. O mais provável é que se trate de uma palavra dirigida ao leitor da Bíblia. Nos "Atos dos Apóstolos", está escrito: "Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus fez e ensinou...". No "Evangelho Segundo Lucas" (1:3), está escrito: "Depois de acurada investigação de tudo desde a origem, pareceu-me bem dar-te por escrito, estimadíssimo Teófilo, uma exposição em ordem...". A palavra "teófilo" vem do grego clássico como resultante das palavras "theos", que significa "Deus", e "philos", que significa "amigo". Parece-me, portanto, mais sensato concluir que o "Teófilo" a quem Lucas se dirigia não era uma pessoa específica, mas qualquer leitor de qualquer lugar e de qualquer época que se considere um amigo de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blog.