quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O Significado de "Hosana"

Ilustração do Arquivo Google
A frase que está na foto
está em muitos cânticos

da Igreja Católica,
mas muitos católicos
não sabem o que significa.



Muitos a confundem com "amém", que também tem sua origem no judaísmo e significa "que assim seja". Entretanto, "hosana" no cristianismo ou "hoshana" no judaísmo significa "salve-nos", porém como uma súplica fervorosa, como "Salve-nos, por favor!". "Hosana nas alturas" significa "se não for possível nos salvar na Terra, que nos salve no céu (ou seja, na 'outra vida')".
"Hoshana" é uma palavra do antigo hebraico usada desta forma ainda hoje pelos judeus, que são descendentes dos hebreus, povo do Levante, uma região do Oriente Médio. Historicamente, não se sabe muita coisa sobre a origem dos hebreus. Basicamente, o que se sabe é o que está na Bíblia, mas a maioria das informações carece muito de rigores cientificamente históricos. Há muitas dúvidas sobre o tratamento das fontes, a natureza dessas fontes, a maneira de cada historiólogo interpretar as informações, o processo de redação dos documentos da própria época em que eles viveram, os prováveis equívocos nas traduções das escritas, etc. Há que se mencionar, ainda, as muitas traduções da Bíblia e as modificações pelas quais ela passou ao longo de séculos.
O que se sabe concretamente sobre os Hebreus é que eles surgiram há aproximadamente quatro mil anos, na região da Palestina. "Levante", como consta em algumas edições da Bíblia, é um termo geograficamente impreciso. Alguns historiadores se referem a ela como "algum lugar" no Oriente Médio, especialmente nas proximidades do mar Mediterrâneo. Por isto, eles eram também conhecidos como "Levantinos". Na Bíblia, a palavra "Levante" não parece ser exatamente o nome de uma região, e deve ser por isto que sua localização é tão inexata. Parece-me ter mais o sentido de lugar de onde o povo hebreu se levantou (ou melhor, "saiu") para  viver e criar descendentes em outras paragens, tentando cumprir a ordem de seu Deus: "Ide e espalhai vossos descendentes por toda a Terra." Talvez por isto o significado da palavra "hosana"  seja às vezes mesclado com o de "amém". Desta forma, essa mistura assume um sentido mais completo: "Que assim seja. Cumpramos a tua vontade, e que através dela possamos ser salvos - na Terra ou no Céu. Hosana nas alturas".


Fontes:
  • "A Bíblia Sagrada" - Sociedade Bíblica do Brasil.
  • "The World's Religions" ("As Religiões do Mundo"), de vários autores - Lion Handbooks - Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blog.