segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O Que é "Liturgia"?

Missa numa catedral católica.
Foto: Arquivo Google.
Os conceitos de "Liturgia"
variam,
mas ao mesmo tempo
são todos 
relacionados 
a um conceito único. 




A palavra "liturgia" tem origem grega, e originalmente não tem um significado estritamente religioso: significa simplesmente "serviço público". Desta forma, mesmo sem o saber, todo funcionário público executa liturgias. No entanto, ela é muito mais conhecida em seu sentido religioso, significando, de uma forma geral, "serviço do culto religioso", incluindo-se todos os cultos, inclusive os não cristãos (muçulmanos, xiitas, etc.).
Entre os cristãos, o significado de "Liturgia" é interpretado segundo cada denominação. "Denominação cristã" é qualquer organização religiosa com estrutura e nome próprios e que se considere pregadora e realizadora dos ensinamentos de Jesus Cristo. São exemplos de denominações cristãs a Igreja Católica, a Assembleia de Deus, a Igreja Batista, a Igreja Presbiteriana, etc. Essas instituições são equivocadamente chamadas de "religiões", como se fossem religiões diferentes entre si. Na verdade, todas elas são divisões de uma mesma religião: o Cristianismo. Antes, o Cristianismo era uma única organização cujo líder mundial era o papa. Porém, em 1517, surgiu na Europa um movimento de cunho reformista, liderado pelo padre alemão Martin Luther (no Brasil, conhecido como "Martinho Lutero"), que protestava contra várias questões defendidas pelos papas e seus seguidores. Assim ocorreu a Reforma Protestante, que deu origem as igrejas protestantes, hoje no Brasil popularmente chamadas de "crentes" ou "evangélicas". Apenas a Igreja Católica permaneceu sob o domínio dos papas.
Essa divisão levou ao surgimento de um grande número de igrejas (ou "denominações"), todas se autoafirmando como verdadeiras seguidoras dos ensinamentos de Jesus. Por isto, o significado de "Liturgia" passou a ser visto sob pontos de vista diferentes, segundo cada denominação e cada estudo feito sobre o mesmo significado.
De um modo geral, o significado de "Liturgia" está relacionado especialmente à Eucaristia e à ortodoxia. É por isto que os pontos de vista se divergem: a questão é que a Eucaristia é que é interpretada de formas divergentes. A Eucaristia é o ato central de uma adoração cristã. Numa missa (cerimônia da Igreja Católica), é o momento em que se lembra a "Última Ceia" de Jesus, em companha dos Doze Apóstolos, na noite anterior ao dia de sua morte na cruz. É o momento em que o sacerdote (padre) bebe o vinho que representa o sangue de Jesus e seus auxiliares distribuem entre os presentes as hóstias, que simbolizam o "pão" (simbolicamente o corpo de Jesus).
Devo deixar claro que a palavra "ortodoxia", neste caso, não está especificamente relacionada à instituição conhecida como "Igreja Ortodoxa" ou "Igreja Católica Ortodoxa", à qual me referirei em outro artigo. "Ortodoxia" significa adoção de regras e determinações tradicionais consideradas como "verdadeiras" segundo os costumes e a história de um povo, uma religião, etc.
"Liturgia" vem de duas palavras gregas: "laos" ou "litos", que significam "povo"; e "urgia", que significa "trabalho". Literalmente significa "trabalho ou serviço em prol do povo". No Velho Testamento, que é tomado pela maior parte da Bíblia, o termo "liturgia" aparece com significado de ofícios realizados pelos sacerdotes levíticos (*) no Templo de Jerusalém.
Na Eucaristia, durante uma cerimônia católica, as palavras ditas pelo padre são aquelas registradas no Evangelho Segundo Lucas, no Novo Testamento: "E tomando o pão, e tendo dado graças (a Deus), partiu-o e deu-o a seus discípulos dizendo: 'Isto é o meu corpo oferecido por vós. Fazei isto em memória de mim.' De forma semelhante, depois de cear, tomou o cálice dizendo: 'Este é o meu sangue, derramado em favor de vós.'
Em algumas edições da Bíblia, está escrito em Lucas 22:19-20: "Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado em favor de vós". A expressão "Nova Aliança" também surge no Velho Testamento, em Hebreus 8:7-13, representando um compromisso estabelecido por Deus para com a humanidade, mas que deve ser cumprido lealmente também pela própria humanidade. Assim, independentemente de qual seja a denominação cristã, a Liturgia Cristã lembra o sacrifício de Jesus preservando-se ainda hoje a esperança de que a humanidade cumpra sua parte nessa aliança.

(*) sacerdotes dos levitas, povo que se destacou como uma das Doze Tribos de Israel.

Fontes:
  • A Bíblia
  • "The World's Religions" ("As Religiões do Mundo"), de diversos autores - Editora: Lion Publishers, Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blog.