segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os Significados de "Homilia", "Liturgia", "Eucaristia" e Outros Termos Cristãos

Durante uma missa,
o padre e seus auxiliares
mencionam várias vezes a palavras
"liturgia" e "eucaristia".
Cristãos de todas as denominações
conhecem as palavras 

"Liturgia" e "Eucaristia". 
Porém, quantos entre eles realmente sabem seus significados?




Existem inúmeras palavras proferidas muitas vezes durante cerimônias cristãs que nem sempre são corretamente interpretadas pelos seus seguidores. Entre os católicos, por exemplo, o momento em que, durante uma missa, o padre prega um sermão, este ato é chamado de "homilia". Poucos sabem, porém, significado de tal palavra. "Homilia" não é apenas um sermão. Em qualquer religião, a homilia é a prática que instrui ou visa instruir os fiéis em relação à religião. No caso dos católicos, tem essa mesma função, mas enfocando principalmente os Evangelhos.
Em qualquer religião, a homilia é uma preleção dada por um sacerdote durante uma cerimônia. Entre os católicos, ela ocorre durante a missa, após a leitura de passagens contidos no Antigo e no Novo Testamento. Sua função é explicitar a fé através dos elementos da Liturgia. 
A Liturgia é, ao mesmo tempo, a própria missa, o culto ou seja qual for o tipo de celebração religiosa, mas é também qualquer atividade diária relacionada à religião. Em termos mais simples, é qualquer serviço regular pré-estabelecido. Entre essas atividades, está a Eucaristia, que é uma ação de graças, um ato de agradecimento a Deus por tudo que ele tenha feito para nos beneficiar.
Na Igreja Católica, a Eucaristia envolve o ato de Comunhão, em que os seguidores recebem a hóstia e o padre bebe do vinho contido no cálice. A hóstia representa o pão que Jesus dividiu entre seus apóstolos na "Última Ceia", e o vinho, o vinho que ele tomou também com eles na mesma ocasião. Para os católicos, o pão e o vinho simbolizam, respectivamente, o corpo e o sengue de Jesus. Isto nos faz lembrar outra palavra: o "Sacramento".
O Sacramento é um sinal visível de uma graça espiritual. No caso dos católicos, são Sacramentos, por exemplo, o batismo, todos os ritos eucarísticos, a ordenação dos padres, etc. A Igreja Católica celebra sete sacramentos: o Batismo, a Confirmação ("Crisma"), a Eucaristia, a Reconciliação ou Penitência, a Unção dos Enfermos, a ordenação dos padres e o matrimônio. A Eucaristia relembra a Ressurreição de Cristo, que significa a Salvação da Humanidade. Há também os Sacramentos segundo os luteranos e anglicanos, mas estes serão abordados na próxima postagem.

Fonte: "The World's Religions", de vários autores - Lion Handbooks - Londres, Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blog.